Pauta da Reunião 12/08/2025

12/08/2025- REUNIÃO ORDINÁRIA

PAUTA DA 10ª (Décima) REUNIÃO ORDINÁRIA

DIA: 12 DE AGOSTO DE 2025 às 19:00 h


- CHAMADA VEREADORES (AS);

- LEITURA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA ANTERIOR;

- LEITURA OFÍCIOS recebidos/ expedidos (Se houver).

- PEQUENO EXPEDIENTE:

1) PROJETO DE LEI Nº 06/2025 que “Dispõe sobre a alteração da classificação

de uso do solo de área rural para urbana, localizada na comunidade

Borrachudo, e dá outras providências”. AUTORIA: Poder Executivo Municipal.

2) PROJETO DE LEI Nº 07/2025 que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo

Municipal, o(a) Procurador Jurídico(a) e os(as) Advogados(as) Municipais sob

representação dos interesses do Município, a transacionarem em processos

judiciais que o Município de Campo Azul seja autor, réu, interessado, ou tiver

interesse jurídico na qualidade de assistente ou oponente e dá outras

providências”. AUTORIA: Poder Executivo Municipal.

3)REQUERIMENTOS DIVERSOS DE VEREADORES.

4) GRANDE EXPEDIENTE – Palavra na Tribuna.

ATA DA 10ª (DÉCIMA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO ANO LEGISLATIVO

DA OITAVA LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO AZUL, ESTADO

DE MINAS GERAIS, DO DIA 12 (DOZE) DE AGOSTO DE 2025.


Aos doze dias do mês de agosto de dois mil e vinte e cinco, nas dependências

da Câmara Municipal de Campo Azul/MG, reuniram-se os (as) senhores (as)

vereadores (as): Taynnar Martins de Almeida; Presidente, Maicos William

Aguiar; Vice-Presidente, Vandaik Rodrigues de Almeida; Secretário, Albano

Maciel Pereira Almeida, Cleuber Ferreira Mendes, Filipe Pereira Borge,

Orivelton Medeiros Cruz e Wilmar Pereira de Souza. Esteve ausente com falta

justificada a vereadora Sigrede Portela Freitas, o que foi acatado por todos os

colegas. Feita a chamada e havendo quórum regimental, a Senhora Presidente

em nome de Deus e do povo de Campo Azul/MG, declarou aberta a sessão e

cumprimentou os vereadores em plenário e ao público presente. Em seguida,

solicitou que fosse feita a leitura da ata da reunião anterior, que submetida à

discussão e votação, foi aprovada por unanimidade. Posteriormente, a

Presidente determinou que a Secretária Parlamentar fizesse leitura do

expediente dessa reunião, sendo estes: Ofício nº 06/2025 de autoria do

Prefeito Municipal, que encaminha Projeto de Lei nº 06/2025, que “Dispõe

sobre a alteração da classificação de uso do solo de área rural para urbana,

localizada na comunidade Borrachudo, e dá outras providências”. E Projeto de

Lei nº 07/2025, que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal, o(a)

Procurador Jurídico(a) e os(as) Advogados(as) Municipais sob representação

dos interesses do Município, a transacionarem em processos judiciais que o

Município de Campo Azul seja autor, réu, interessado, ou tiver interesse


CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO AZUL

ESTADO DE MINAS GERAIS


RUA: ANTÔNIO COSTA, 361, CENTRO – CEP:39.338-000 – CAMPO AZUL-MG


FONE (038)3231-8165 /E-MAIL: camaracazul@yahoo.com.br


jurídico na qualidade de assistente ou oponente e dá outras providências”. _

Iniciou-se a primeira parte da ordem do dia e a Presidente deixou a palavra

franca aos vereadores para apresentação de pareceres das comissões

competentes, de indicações, requerimentos, projetos e outras solicitações. _

Palavra franca ao vereador Vandaik Rodrigues, que após cumprimentar a todos,

requereu do Poder Executivo Municipal insalubridade ao servidor que atua no

Cemitério Municipal. Tal solicitação visa garantir melhores condições de

trabalho, saúde e segurança ao funcionário que exerce sua atividade em

ambiente insalubre. Requereu também o conserto das luzes do bairro Vila

Maria, que se encontram apagadas em diversos pontos. O bairro está escuro, o

que compromete a segurança dos moradores e dificulta a circulação à noite.

Requereu ainda a manutenção das estradas do Borrachudo, no trecho que dá

acesso às residências do Sr. Aristeu, da Sra. Elizete de finado Rubens, do Sr.

Paulo e demais moradores daquela região. Pois a melhoria das estradas é

essencial para garantir o acesso seguro, melhorar as condições de tráfego e

proporcionar qualidade de vida aos moradores locais. _ Palavra franca ao

vereador Filipe Pereira, que após cumprimentar a todos, requereu do Poder

Executivo Municipal a construção de uma capela no Cemitério Municipal. Pois

no momento, o cemitério não possui um espaço apropriado para realização de

velórios, gerando transtorno para os familiares. Entretanto, a construção da

capela trará mais conforto, organização e dignidade no momento da

despedida, beneficiando toda a comunidade. _ Palavra franca ao vereador

Wilmar Pereira, que após cumprimentar a todos, requereu do Poder Executivo

Municipal a implantação de mata-burros e o cascalhamento nas estradas de

linha escolar do Pacuí à Vila São José, assim como nas demais linhas da zona


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rural onde houver necessidade. Requereu também a construção de uma sala

para atendimento médico com garagem na comunidade do Sucuriú. Essa obra

visa proporcionar um local adequado para o atendimento à população, além de

garantir a conservação do veículo utilizado pela comunidade. _ Palavra franca

ao vereador Orivelton Medeiros, que após cumprimentar a todos, requereu do

Poder Executivo Municipal o conserto da estrada principal da Vila São José,

bem como das estradas que ligam a via principal e das demais estradas de

todas as regiões do município. É necessário, pois a estrada está ruim e

danificando os carros dos moradores. Requereu também a reforma da quadra

da Vila São José. Requereu ainda a continuidade do calçamento nas seguintes

ruas da Vila São José: Rua Geraldo Medeiros, Rua Bela Vista, Rua Lucas Paulino

e Rua Angélica. _ Palavra franca à vereadora Taynnar Martins, que após

cumprimentar a todos, requereu do Poder Executivo Municipal o conserto das

lâmpadas dos postes de iluminação pública da cidade. A falta de iluminação em

diversos pontos deixa as ruas muito escuras, o que compromete a segurança

dos moradores e o tráfego noturno. Requereu também a contratação de

médicos especialistas nas áreas de pediatria, ginecologia e geriatria para

atendimento na rede pública de saúde do município. Essa solicitação visa

garantir melhor assistência médica à população, atendendo às necessidades

específicas das crianças, mulheres e idosos do município. _ A palavra continuou

franqueada aos vereadores e, como não houve mais quem quisesse fazer uso

da mesma, passou-se para a 2ª (segunda) parte da ordem do dia, com

discussão e votação dos requerimentos apresentados pelos vereadores. A

Secretária Parlamentar fez leitura de todos os requerimentos apresentados

pelos vereadores nesta sessão e a Vereadora Presidente os colocou em


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discussão e votação no plenário, sendo as matérias aprovadas por

unanimidade. Logo após, colocou o Projeto de Lei nº 06/2025, que “Dispõe

sobre a alteração da classificação de uso do solo de área rural para urbana,

localizada na comunidade Borrachudo, e dá outras providências.”, em 1ª

(primeira) discussão. Neste momento, o vereador Albano Maciel solicitou vista

do referido projeto, que foi concedida pela presidente, ficando, portanto,

adiada sua votação. Em seguida, colocou o Projeto de Lei nº 07/2025, que

“Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal, o(a) Procurador Jurídico(a) e

os(as) Advogados(as) Municipais sob representação dos interesses do

Município, a transacionarem em processos judiciais que o Município de Campo

Azul seja autor, réu, interessado, ou tiver interesse jurídico na qualidade de

assistente ou oponente e dá outras providências.” em 1ª (primeira) e 2ª

(segunda) discussão e votação, no qual foi aprovado por unanimidade. _

Prosseguindo, palavra franca ao vereador Albano Maciel, que agradeceu ao

Deputado Estadual Leleco Pimental, que, por indicação ao seu pedido, enviou

uma emenda de 200 mil reais para a saúde. Assim, solicitou ao Sr. Prefeito, que

utilize esse valor com carinho para a população, pois sabemos que a demanda

é muito grande. E aproveitou também a oportunidade para expressar sua

gratidão ao assessor do deputado João Batista, que sempre o apoia e ajuda

nessas ações. _ Palavra franca ao vereador Vandaik Rodrigues, que agradeceu a

Silmara de Zé Francisco pela ajuda e a indicação do Deputado Federal Igor

Timo, pela emenda de 400 mil reais para a saúde, e que o Sr. Prefeito, utilize o

dinheiro da melhor maneira, pois nossa saúde depende muito disso. _ Palavra

franca, não houve mais quem fizesse uso da mesma. Não havendo mais nada a

tratar, a Senhora Presidente encerrou a ordem do dia, agradeceu a presença de


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todos e convocou os vereadores para a próxima reunião ordinária do dia 26

(vinte e seis) de agosto de 2025. _ E eu, Vandaik Rodrigues de Almeida;

vereador Secretário, auxiliado pela Secretária Parlamentar e que a tudo vi e

assisti, lavrei a presente ata, que após lida, se aprovada, será assinada.


_______________ Sala das Reuniões, 12 de Agosto de 2025.


Secretário: Vandaik Rodrigues de Almeida

Presidente: Taynnar Martins de Almeida

Vice-Presidente: Maicos William Aguiar

Demais vereadores: Albano Maciel Pereira Almeida

Cleuber Ferreira Mendes

Filipe Pereira Borge

Orivelton Medeiros Cruz

Wilmar Pereira de Souza

Vereadores Presentes

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CLEUBER FERREIRA MENDES
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ALBANO MACIEL PEREIRA ALMEIDA
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WILMAR PEREIRA DE SOUZA
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VANDAIK RODRIGUES DE ALMEIDA
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FILIPE PEREIRA BORGE
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MAICOS WILLIAN AGUIAR
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ORIVELTON MEDEIROS CRUZ
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TAYNNAR MARTINS DE ALMEIDA