Pauta da Reunião 12/08/2025
12/08/2025- REUNIÃO ORDINÁRIA
PAUTA DA 10ª (Décima) REUNIÃO ORDINÁRIA
DIA: 12 DE AGOSTO DE 2025 às 19:00 h
- CHAMADA VEREADORES (AS);
- LEITURA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA ANTERIOR;
- LEITURA OFÍCIOS recebidos/ expedidos (Se houver).
- PEQUENO EXPEDIENTE:
1) PROJETO DE LEI Nº 06/2025 que “Dispõe sobre a alteração da classificação
de uso do solo de área rural para urbana, localizada na comunidade
Borrachudo, e dá outras providências”. AUTORIA: Poder Executivo Municipal.
2) PROJETO DE LEI Nº 07/2025 que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo
Municipal, o(a) Procurador Jurídico(a) e os(as) Advogados(as) Municipais sob
representação dos interesses do Município, a transacionarem em processos
judiciais que o Município de Campo Azul seja autor, réu, interessado, ou tiver
interesse jurídico na qualidade de assistente ou oponente e dá outras
providências”. AUTORIA: Poder Executivo Municipal.
3)REQUERIMENTOS DIVERSOS DE VEREADORES.
4) GRANDE EXPEDIENTE – Palavra na Tribuna.
ATA DA 10ª (DÉCIMA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO ANO LEGISLATIVO
DA OITAVA LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO AZUL, ESTADO
DE MINAS GERAIS, DO DIA 12 (DOZE) DE AGOSTO DE 2025.
Aos doze dias do mês de agosto de dois mil e vinte e cinco, nas dependências
da Câmara Municipal de Campo Azul/MG, reuniram-se os (as) senhores (as)
vereadores (as): Taynnar Martins de Almeida; Presidente, Maicos William
Aguiar; Vice-Presidente, Vandaik Rodrigues de Almeida; Secretário, Albano
Maciel Pereira Almeida, Cleuber Ferreira Mendes, Filipe Pereira Borge,
Orivelton Medeiros Cruz e Wilmar Pereira de Souza. Esteve ausente com falta
justificada a vereadora Sigrede Portela Freitas, o que foi acatado por todos os
colegas. Feita a chamada e havendo quórum regimental, a Senhora Presidente
em nome de Deus e do povo de Campo Azul/MG, declarou aberta a sessão e
cumprimentou os vereadores em plenário e ao público presente. Em seguida,
solicitou que fosse feita a leitura da ata da reunião anterior, que submetida à
discussão e votação, foi aprovada por unanimidade. Posteriormente, a
Presidente determinou que a Secretária Parlamentar fizesse leitura do
expediente dessa reunião, sendo estes: Ofício nº 06/2025 de autoria do
Prefeito Municipal, que encaminha Projeto de Lei nº 06/2025, que “Dispõe
sobre a alteração da classificação de uso do solo de área rural para urbana,
localizada na comunidade Borrachudo, e dá outras providências”. E Projeto de
Lei nº 07/2025, que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal, o(a)
Procurador Jurídico(a) e os(as) Advogados(as) Municipais sob representação
dos interesses do Município, a transacionarem em processos judiciais que o
Município de Campo Azul seja autor, réu, interessado, ou tiver interesse
CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO AZUL
ESTADO DE MINAS GERAIS
RUA: ANTÔNIO COSTA, 361, CENTRO – CEP:39.338-000 – CAMPO AZUL-MG
FONE (038)3231-8165 /E-MAIL: camaracazul@yahoo.com.br
jurídico na qualidade de assistente ou oponente e dá outras providências”. _
Iniciou-se a primeira parte da ordem do dia e a Presidente deixou a palavra
franca aos vereadores para apresentação de pareceres das comissões
competentes, de indicações, requerimentos, projetos e outras solicitações. _
Palavra franca ao vereador Vandaik Rodrigues, que após cumprimentar a todos,
requereu do Poder Executivo Municipal insalubridade ao servidor que atua no
Cemitério Municipal. Tal solicitação visa garantir melhores condições de
trabalho, saúde e segurança ao funcionário que exerce sua atividade em
ambiente insalubre. Requereu também o conserto das luzes do bairro Vila
Maria, que se encontram apagadas em diversos pontos. O bairro está escuro, o
que compromete a segurança dos moradores e dificulta a circulação à noite.
Requereu ainda a manutenção das estradas do Borrachudo, no trecho que dá
acesso às residências do Sr. Aristeu, da Sra. Elizete de finado Rubens, do Sr.
Paulo e demais moradores daquela região. Pois a melhoria das estradas é
essencial para garantir o acesso seguro, melhorar as condições de tráfego e
proporcionar qualidade de vida aos moradores locais. _ Palavra franca ao
vereador Filipe Pereira, que após cumprimentar a todos, requereu do Poder
Executivo Municipal a construção de uma capela no Cemitério Municipal. Pois
no momento, o cemitério não possui um espaço apropriado para realização de
velórios, gerando transtorno para os familiares. Entretanto, a construção da
capela trará mais conforto, organização e dignidade no momento da
despedida, beneficiando toda a comunidade. _ Palavra franca ao vereador
Wilmar Pereira, que após cumprimentar a todos, requereu do Poder Executivo
Municipal a implantação de mata-burros e o cascalhamento nas estradas de
linha escolar do Pacuí à Vila São José, assim como nas demais linhas da zona
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rural onde houver necessidade. Requereu também a construção de uma sala
para atendimento médico com garagem na comunidade do Sucuriú. Essa obra
visa proporcionar um local adequado para o atendimento à população, além de
garantir a conservação do veículo utilizado pela comunidade. _ Palavra franca
ao vereador Orivelton Medeiros, que após cumprimentar a todos, requereu do
Poder Executivo Municipal o conserto da estrada principal da Vila São José,
bem como das estradas que ligam a via principal e das demais estradas de
todas as regiões do município. É necessário, pois a estrada está ruim e
danificando os carros dos moradores. Requereu também a reforma da quadra
da Vila São José. Requereu ainda a continuidade do calçamento nas seguintes
ruas da Vila São José: Rua Geraldo Medeiros, Rua Bela Vista, Rua Lucas Paulino
e Rua Angélica. _ Palavra franca à vereadora Taynnar Martins, que após
cumprimentar a todos, requereu do Poder Executivo Municipal o conserto das
lâmpadas dos postes de iluminação pública da cidade. A falta de iluminação em
diversos pontos deixa as ruas muito escuras, o que compromete a segurança
dos moradores e o tráfego noturno. Requereu também a contratação de
médicos especialistas nas áreas de pediatria, ginecologia e geriatria para
atendimento na rede pública de saúde do município. Essa solicitação visa
garantir melhor assistência médica à população, atendendo às necessidades
específicas das crianças, mulheres e idosos do município. _ A palavra continuou
franqueada aos vereadores e, como não houve mais quem quisesse fazer uso
da mesma, passou-se para a 2ª (segunda) parte da ordem do dia, com
discussão e votação dos requerimentos apresentados pelos vereadores. A
Secretária Parlamentar fez leitura de todos os requerimentos apresentados
pelos vereadores nesta sessão e a Vereadora Presidente os colocou em
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discussão e votação no plenário, sendo as matérias aprovadas por
unanimidade. Logo após, colocou o Projeto de Lei nº 06/2025, que “Dispõe
sobre a alteração da classificação de uso do solo de área rural para urbana,
localizada na comunidade Borrachudo, e dá outras providências.”, em 1ª
(primeira) discussão. Neste momento, o vereador Albano Maciel solicitou vista
do referido projeto, que foi concedida pela presidente, ficando, portanto,
adiada sua votação. Em seguida, colocou o Projeto de Lei nº 07/2025, que
“Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal, o(a) Procurador Jurídico(a) e
os(as) Advogados(as) Municipais sob representação dos interesses do
Município, a transacionarem em processos judiciais que o Município de Campo
Azul seja autor, réu, interessado, ou tiver interesse jurídico na qualidade de
assistente ou oponente e dá outras providências.” em 1ª (primeira) e 2ª
(segunda) discussão e votação, no qual foi aprovado por unanimidade. _
Prosseguindo, palavra franca ao vereador Albano Maciel, que agradeceu ao
Deputado Estadual Leleco Pimental, que, por indicação ao seu pedido, enviou
uma emenda de 200 mil reais para a saúde. Assim, solicitou ao Sr. Prefeito, que
utilize esse valor com carinho para a população, pois sabemos que a demanda
é muito grande. E aproveitou também a oportunidade para expressar sua
gratidão ao assessor do deputado João Batista, que sempre o apoia e ajuda
nessas ações. _ Palavra franca ao vereador Vandaik Rodrigues, que agradeceu a
Silmara de Zé Francisco pela ajuda e a indicação do Deputado Federal Igor
Timo, pela emenda de 400 mil reais para a saúde, e que o Sr. Prefeito, utilize o
dinheiro da melhor maneira, pois nossa saúde depende muito disso. _ Palavra
franca, não houve mais quem fizesse uso da mesma. Não havendo mais nada a
tratar, a Senhora Presidente encerrou a ordem do dia, agradeceu a presença de
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todos e convocou os vereadores para a próxima reunião ordinária do dia 26
(vinte e seis) de agosto de 2025. _ E eu, Vandaik Rodrigues de Almeida;
vereador Secretário, auxiliado pela Secretária Parlamentar e que a tudo vi e
assisti, lavrei a presente ata, que após lida, se aprovada, será assinada.
_______________ Sala das Reuniões, 12 de Agosto de 2025.
Secretário: Vandaik Rodrigues de Almeida
Presidente: Taynnar Martins de Almeida
Vice-Presidente: Maicos William Aguiar
Demais vereadores: Albano Maciel Pereira Almeida
Cleuber Ferreira Mendes
Filipe Pereira Borge
Orivelton Medeiros Cruz
Wilmar Pereira de Souza
Vereadores Presentes

CLEUBER FERREIRA MENDES

ALBANO MACIEL PEREIRA ALMEIDA

WILMAR PEREIRA DE SOUZA

VANDAIK RODRIGUES DE ALMEIDA

FILIPE PEREIRA BORGE

MAICOS WILLIAN AGUIAR

ORIVELTON MEDEIROS CRUZ
