Pauta da Reunião 03/06/2025
03/06/2025- REUNIÃO ORDINÁRIA
PAUTA DA 8ª (Oitava) REUNIÃO ORDINÁRIA
DIA: 03 DE JUNHO DE 2025 às 19:00 h
- CHAMADA VEREADORES (AS);
- LEITURA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA ANTERIOR;
- LEITURA OFÍCIOS recebidos/ expedidos (Se houver).
- PEQUENO EXPEDIENTE:
1) PROJETO DE LEI Nº 04/2025 que “Dispõe sobre as diretrizes gerais para a
elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2026
e dá outras providências”. AUTORIA: Poder Executivo Municipal.
2)REQUERIMENTOS DIVERSOS DE VEREADORES.
3) GRANDE EXPEDIENTE – Palavra na Tribuna.
ATA DA 8ª (OITAVA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO ANO LEGISLATIVO
DA OITAVA LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO AZUL, ESTADO
DE MINAS GERAIS, DO DIA 03 (TRÊS) DE JUNHO DE 2025.
Aos três dias do mês de junho de dois mil e vinte e cinco, nas dependências da
Câmara Municipal de Campo Azul/MG, reuniram-se os (as) senhores (as)
vereadores (as): Taynnar Martins de Almeida; Presidente, Maicos William
Aguiar; Vice-Presidente, Vandaik Rodrigues de Almeida; Secretário, Albano
Maciel Pereira Almeida, Cleuber Ferreira Mendes, Filipe Pereira Borge,
Orivelton Medeiros Cruz, Sigrede Portela Freitas e Wilmar Pereira de Souza.
Feita a chamada e havendo quórum regimental, a Senhora Presidente em
nome de Deus e do povo de Campo Azul/MG, declarou aberta a sessão e
cumprimentou os vereadores em plenário e ao público presente. Em seguida,
solicitou que fosse feita a leitura da ata da reunião anterior, que submetida à
discussão e votação foi aprovada por unanimidade. Posteriormente, a
Presidente determinou que a Secretária Parlamentar fizesse leitura do
expediente dessa reunião, sendo este: Ofício nº 74/2025 de autoria do Prefeito
Municipal, que encaminha Projeto de Lei nº 04/2025, que “Dispõe sobre as
diretrizes gerais para a elaboração e execução da Lei Orçamentária para o
exercício financeiro de 2026 e dá outras providências”. _ Iniciou-se a primeira
parte da ordem do dia e a Presidente deixou a palavra franca aos vereadores
para apresentação de pareceres das comissões competentes, de indicações,
requerimentos, projetos e outras solicitações. _ Palavra franca ao vereador
Cleuber Ferreira, que após cumprimentar a todos, requereu do Poder Executivo
Municipal a instalação de mata-burros na estrada que liga Riacho dos Santos à
comunidade de Borrachudo. E também da ponte do Capão da Onça até a
rodovia (BR) sentido Campo Azul. Para melhorar o acesso das pessoas e
condutores, evitando o constrangimento das cancelas que, por muitas vezes,
deixam abertas, facilitando a passagem dos animais para outras áreas,
causando transtorno entre os vizinhos. _ Palavra franca à vereadora Sigrede
Portela, que após cumprimentar a todos, requereu do Poder Executivo
Municipal, juntamente com o Secretário de Saúde, a aquisição e
disponibilização de aparelhos de fisioterapia para atender à demanda da
população, especialmente daqueles que dependem do atendimento na rede
pública de saúde. A presente solicitação justifica-se pela necessidade crescente
de tratamentos fisioterapêuticos, seja para reabilitação motora, recuperação
pós-cirúrgica ou tratamento de doenças crônicas. No entanto, a atual estrutura
existente não é suficiente para atender de forma eficaz e digna todos os
pacientes, comprometendo a qualidade dos serviços de saúde prestados à
comunidade. Entre os aparelhos necessários, destacam-se: Tens e Fes,
Ultrassom, Theraband e todas as intensidades, Caneleira 1kg, 2kg, 3kg, 4kg e
5kg, Bola Suíça, Bola feijão, Laser fisioterapêutico e Infravermelho. A vereadora
destacou também que, como a demanda é grande e os aparelhos são poucos, a
fisioterapia não tem um efeito maior por não estar totalmente equipada. Ela
sugeriu ao executivo que, devido à demanda e ao tempo necessário para a
aquisição dos equipamentos, os aparelhos fossem alugados para atender às
necessidades imediatas da população até a finalização do processo de compra.
_ A palavra continuou franqueada aos vereadores e como não houve mais
quem quisesse fazer uso da mesma, passou-se para a 2ª (segunda) parte da
ordem do dia, com discussão e votação dos requerimentos apresentados pelo
vereadores. A Secretária Parlamentar fez leitura de todos os requerimentos
apresentados pelos vereadores nesta sessão e a Vereadora Presidente os
colocou em discussão e votação no plenário, sendo as matérias aprovadas por
unanimidade. Logo após, colocou o Projeto de Lei nº 04/2025, que “Dispõe
sobre as diretrizes gerais para a elaboração e execução da Lei Orçamentária
para o exercício financeiro de 2026 e dá outras providências”, em 1ª (primeira)
discussão e votação, no qual foi aprovado por unanimidade. _ Prosseguindo,
palavra franca à vereadora Sigrede Portela, solicitou que seja encaminhado
ofício ao Poder Executivo Municipal, juntamente com o Secretário Municipal de
Saúde, esclarecimentos acerca das informações divulgadas nas redes sociais
sobre o atendimento médico às crianças com transtornos, especialmente
autistas, em nosso município no dia 24 de maio. Ressaltou que essa foi uma
demanda que ela mesma apresentou na última reunião, portanto, expressou
seu agradecimento pelo atendimento ao pedido. Mas, no entanto, segundo as
redes sociais, o médico Dr. Gilbert Uriel Braga não possui a especialização em
neurologia pediátrica, porém não se pode confirmar se essa informação está
correta. Assim, solicitou esclarecimentos a esta Casa, seja por meio de ofício ou
que algum representante nos dê informações sobre esses relatos. A vereadora
destacou que, procurou a colega presidente Taynnar Martins para discutir
sobre o assunto, no qual a mesma informou de antemão que havia conversado
com o prefeito, que explicou que essa contratação foi realizada pelo CISNORTE.
Eles contrataram e enviaram o médico para nossa cidade. O prefeito se
comprometeu, por meio da presidente, a prestar esclarecimentos a esta Casa,
para que toda a população tenha a real informação. A vereadora também
enfatizou que não está acusando o médico, mas apenas solicitando
esclarecimentos, pois acha de suma importância esse atendimento em nosso
município, e acredita-se que seja o primeiro realizado em nossa cidade para as
crianças. Logo após, a vereadora solicitou que seja encaminhado ofício de
agradecimento ao Secretário Municipal de Obras por procurá-la pessoalmente
para prestar esclarecimentos sobre o requerimento que ela e seus colegas
vereadores, Taynnar e Orivelton, fizeram em relação à troca de lâmpadas do
nosso município e Vila São José, no qual informou sobre a burocracia de
contratar uma empresa para realizar esse serviço, e que a contratação está em
andamento e, provavelmente, as lâmpadas serão substituídas em breve. _ Em
seguida, a vereadora Presidente informou que, devido ao curso que será
realizado pela AMAMS com o tema (Diárias, Legislativa, Comunicação e
Oratórias), que se realizará no dia 17 de junho no corrente ano na cidade de
Montes Claros, sugeriu aos vereadores a possibilidade de antecipar a reunião
do dia 17 para o dia 16 de junho, às 09:30hs, o que foi aprovado por
unanimidade. _ Palavra franca, não houve mais quem fizesse uso da mesma.
Não havendo mais nada a tratar, a Senhora Presidente encerrou a ordem do
dia, agradeceu a presença de todos e convocou os vereadores para a próxima
reunião ordinária do dia 16 (dezesseis) de junho de 2025. _ E eu, Vandaik
Rodrigues de Almeida; vereador Secretário, auxiliado pela Secretária
Parlamentar e que a tudo vi e assisti, lavrei a presente ata, que após lida, se
aprovada, será assinada.
_______________ Sala das Reuniões, 03 de Junho de 2025.
Secretário: Vandaik Rodrigues de Almeida
Presidente: Taynnar Martins de Almeida
CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO AZUL
ESTADO DE MINAS GERAIS
Vice-Presidente: Maicos William Aguiar
Demais vereadores: Albano Maciel Pereira Almeida
Cleuber Ferreira Mendes
Filipe Pereira Borge
Orivelton Medeiros Cruz
Sigrede Portela Freitas
Wilmar Pereira de Souza
Vereadores Presentes

CLEUBER FERREIRA MENDES

ALBANO MACIEL PEREIRA ALMEIDA

SIGREDE PORTELA FREITAS

WILMAR PEREIRA DE SOUZA

VANDAIK RODRIGUES DE ALMEIDA

FILIPE PEREIRA BORGE

MAICOS WILLIAN AGUIAR

ORIVELTON MEDEIROS CRUZ
